![]() |
||||||||||||||||||
Práticas de Leitura no EB e ES
Transmissão em linha
30 setembro, 15h.
Os resultados da primeira parte do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário foram apresentados no dia 30 de setembro, pelas 15h00, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, com transmissão em linha.
Consulte a apresentação do estudo aqui.
O objetivo deste estudo é analisar a evolução das práticas de leitura dos alunos portugueses, atualizando o conhecimento disponível sobre o tema, nomeadamente sobre os novos quadros e contextos de desenvolvimento da leitura, resultantes da crescente expansão dos suportes digitais.
A investigação resultou de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob coordenação científica de João Trocado da Mata e José Soares Neves e consultoria de Isabel Alçada. Teve, ainda, o apoio da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o patrocínio da McDonald’s.
O trabalho realizado incidiu no 3.º ciclo do ensino Básico e no ensino Secundário, prevendo-se a sua retoma no próximo ano letivo para o 1.º e 2.º ciclos. Uma vez concluído, ter-se-á conseguido atualizar a publicação de Lages, Mário F., Carlos Liz, João H. C. António e Tânia Sofia Correia, Os Estudantes e a Leitura, de 2007, cumprindo um dos compromissos do PNL2027.
Registo fotográfico do evento
Este estudo despertou o interesse de várias publicações nos órgãos de comunicação social:
|
Saber mais
|
|||||||||||||||||