Media@ção
Media@ção
Uma iniciativa para a promoção da leitura digital.

Durante 5 anos de edição do Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media, alunos e professores de todos os níveis de ensino foram convidados a explorar um conjunto de questões ligadas à Internet e aos novos media, tais como a navegação em segurança, os direitos de autor, o uso pedagógico dos media, a liberdade e a responsabilidade no mundo  virtual.

Ao longo dessas edições, os trabalhos vídeo aumentaram significativamente em detrimento de outros formatos. E alguns dos vídeos começaram a apresentar uma elaboração cada vez maior pelo que em 2015-2016, para além de trabalhos com 7 dicas, passámos a aceitar trabalhos de tipo narrativo. Na última edição verificámos que é nesse sentido que o concurso se deve orientar, uma vez que os trabalhos com 7 dicas se tornaram excessivamente previsíveis e repetitivos, por esgotamento do próprio modelo.

Assim, embora na continuidade do anterior e com os mesmos objetivos - fomentar o uso crítico, responsável e criativo dos media, e a liberdade de expressão - o concurso que
lançamos este ano tem alterações significativas, de que destacamos:

- Surge com um novo título, Media@ção, dado que a tipologia das 7 dicas desaparece, tornando-se obrigatório que todos os trabalhos apresentem uma narrativa.
- Os formatos vídeo, spot publicitário ou podcast passam a ser os únicos aceites.
- Deixa de existir limitação ao n.º de trabalhos que cada Escola/Agrupamento pode candidatar.
- Os temas vão ser definidos anualmente, sendo que para 2017-2018 foram decididos os seguintes: “Há vida para além da televisão, dos videojogos e da Internet” para a categoria 1.º/2.º ciclos do ensino básico; “Como lidar com as notícias falsas (fake news)” para a categoria 3.º ciclo/secundário.

Chamamos a atenção para a importância de uma leitura cuidadosa do Regulamento do concurso, onde constam todas as mudanças introduzidas.

A participação é feita através do envio dos trabalhos candidatos para <media@mail-rbe.org> até 23 de março de 2018, sugerindo-se que a participação de cada Escola/ Agrupamento e o referido envio sejam coordenados pelo professor bibliotecário.

O Concurso Media@ção é promoviso pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), com a parceria da Comissão Nacional da Unesco (CNU), da Direção-Geral da Educação (DGE), do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Fundação PT (FPT).

Leia


 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura