Ler, Ver, Fazer (n)o mundo
Ler, Ver, Fazer (n)o mundo
ES Daniel Sampaio, Almada

O projeto Ler, ver e fazer n(o) mundo tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Daniel Sampaio (ESDS) e como entidades parceiras a Help Images, a OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Junta de Freguesia da Charneca da Caparica e Sobreda.

 

Ler, Ver, Fazer (n)o mundo

 

No âmbito da campanha digital “Ler, Ver e Fazer (n)o Mundo”, alguns alunos da Escola Daniel Sampaio falaram sobre a importância da leitura:

Luís Ascensão dá a conhecer o papel que a leitura e a escrita têm na sua visão do mundo.

Raquel Ponge partilha connosco o seu gosto pela leitura.
 

Os responsáveis são: Ana Noválio (Professora Bibliotecária), Ana Guerreiro (professora de Educação Visual), Natália Marques (professora de Português), Raquel Martins (Help Images), Paula Barros (Coordenadora de Programas de Educação e Parcerias da OEI) e Junta de Freguesia da Charneca da Caparica e Sobreda (elemento a designar).

O grupo de alunos dinamizador do projeto frequenta os 11.º e 12.º anos. Serão ainda convidados alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, para participar nas diferentes atividades.

O público-alvo é a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio e, indiretamente, a comunidade educativa ibero-americana que será envolvida através das redes sociais e das campanhas digitais específicas com o envolvimento da OEI. 

Ler, ver e fazer (n)o mundo pretende motivar os jovens para a leitura e para a escrita, reforçando estes domínios, bem como para a partilha destes interesses junto dos seus pares, através dos meios audiovisuais e das redes sociais, mobilizando e desenvolvendo competências com vista a uma participação mais ativa, consciente e responsável na sociedade. 

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, engloba: realização de workshops na área da captação de imagem, som, produção e pós-produção vídeo; produção de pequenos filmes que sensibilizem os jovens para questões como os valores da Democracia, Cidadania e Direitos Humanos, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o papel da leitura, da escrita, da interpretação e da Literatura neste processo; exibição de filmes de curta duração centrados  nas  temáticas  dos  ODS;  criação de um Clube de Leitura ODS em língua portuguesa, inspirado no SDG Book Club das Nações Unidas; ilustração de poemas; dramatização de excertos de obras literárias;  cobertura de eventos e criação de conteúdos audiovisuais complementares à promoção das áreas temáticas e transversais do projeto; disseminação  dos  conteúdos digitais pelos estados ibero-americanos.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

https://bibliblogue.wordpress.com/

https://pt-pt.facebook.com/people/Fernando-PB-Bibliblog-Rebelo/100010896847102

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura