Ler+ Ciência
Ler+ Ciência

 

Não há cultura literária, científica ou técnica sem leitura. Considerando que a aproximação da leitura à literatura, às ciências e às tecnologias gera melhores leitores e um melhor conhecimento do mundo, o PNL2027 desenvolve um conjunto de iniciativas nesta área de ação, tirando partido do convívio dos textos e do livro com o mundo da ciência e da tecnologia.  

Esta aproximação à ciência e às tecnologias convida à exploração da imaginação, da fantasia e da criatividade associadas à curiosidade dos indivíduos, enquanto elementos fundamentais dos processos cognitivo e sensorial de perceção, de desenvolvimento do pensamento abstrato, da experiência estética e da construção de sentidos.  

O programa Ler+ Ciência é, assim, uma política integrada de promoção da leitura, da escrita e das literacias, abarcando um vasto quadro de ações em diferentes áreas: Bibliotecas, Ciência Viva, Comunicação e Media, Formação, Educação para a Inclusão, Investigação Científica e Competência Tecnológica e Digital. Estão envolvidos nestas ações estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários, …

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura