Ler em todos os sentidos
Ler em todos os sentidos
Escola Secundária da Sertã

O projeto Ler em todos os sentidos tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Sertã e como entidades parceiras o Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e a Associação de Ideias.

Os responsáveis gerais são Isabel Barroso, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Sertã e Ana Sofia Marçal bibliotecária municipal na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e Filipe Lopes da Associação de Ideias.

O projeto Ler em todos os sentidos funciona como um laboratório onde, tendo como foco o livro, cada participante pode descobrir como se aproximar dele: lendo em voz alta, escrevendo, dançando, utilizando a ilustração ou a fotografia, as tecnologias de comunicação... ou a cozinhar, por exemplo. É um espaço de liberdade em que cada um utiliza as suas competências de base e as coloca ao serviço do grupo e da comunidade, recorrendo aos sentidos para “ler” da forma que lhe seja mais confortável e eficaz.

Os alunos participantes são de várias turmas do 8.º ao 12.º ano, ao longo dos três anos.

O projeto tem como público os alunos de 3º ciclo, do ensino secundário, das Escolas Básica Padre António Lourenço Farinha e Secundária da Sertã, assim como as comunidades educativa e local.

Os espaços de realização das atividades são, essencialmente, os espaços das bibliotecas escolares e municipal, bem como os espaços socioculturais do concelho.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, integra atividades que cruzam a literatura com outras vertentes artísticas, como a fotografia, a ilustração, o vídeo, a música, a dança ou o teatro. No primeiro ano do projeto pretende-se consolidar o grupo de jovens já existente, desenvolvendo competências pessoais e criativas, através da literatura e iniciando o cruzamento de mundos artísticos. Desta forma almeja-se integrar, no trabalho a desenvolver, os talentos já existentes em cada um destes jovens e captar mais jovens para integrarem o projeto. Nos dois anos seguintes serão integradas mais áreas expressivas e artísticas, na construção de novas dinâmicas que serão apresentadas publicamente e divulgadas através das redes sociais e podcast “Dias Úteis”. No último ano será ainda criado um roteiro literário do concelho da Sertã, incluindo não apenas "os livros e autores" mas também o património imaterial.

Durante os três anos de projeto, o trabalho será articulado anualmente com o evento municipal Maratona de Leitura - 24 horas a Ler, com apresentações públicas, para além daquelas que decorrerão noutros espaços sociais e culturais e programações em eventos da comunidade escolar e local a agendar.

 

A divulgação será feita através de página do Instagram do projeto, do jornal e rádio locais, podcast Dias Úteis e das páginas web e redes sociais das instituições envolvidas, a saber:

https://www.instagram.com/ler.em.todos.os.sentidos/

https://diasuteispodcast.podbean.com/

https://assdeideias.pt/

https://assdeideias.pt/leremtodosossentidos

https://catalogo.cm-serta.pt/

https://www.instagram.com/bes_serta/

https://www.facebook.com/profile.php?id=100057334215066

https://www.facebook.com/Bibliotecas

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura