Ler e Escrever a Distância
Ler e Escrever a Distância
Bibliotecas e Livros Digitais

Os ecrãs e os dispositivos digitais são parte natural das práticas de leitura dos nossos dias.

Quer se trate de textos, imagens em movimento ou registos sonoros, é na Internet que atualmente mais procuramos e encontramos as nossas leituras diárias.

No portátil, no e-reader, no tablet ou, cada vez mais, no smartphone, mais versátil e polivalente, tanto podemos ler um livro, um artigo, um post ou uma mensagem, como podemos conversar, ouvir música, ver um filme ou jogar. Tudo converge e acontece cada vez mais num único espaço, que pode ser um lugar qualquer.

Ler para se informar, ler para aprender, ler para comunicar, ler ludicamente acontece hoje de forma cada vez mais associada à escrita e à oralidade, em grupos, redes, comunidades e novas plataformas multifuncionais de leitura, comentário e conversação.

A informação e a ficção continuam a ser a matéria-prima principal das nossas interações com os textos e com os outros.

A ecologia transmedia gera novas formas narrativas, acessíveis em apps, e-books, vídeos, jogos, websites, redes sociais e merchandising.

Os textos podem ser digitais ou digitalizados, ouvidos em podcast ou audiolivro, lidos colaborativa ou interativamente, usados como livros-jogo ou livros enriquecidos, …

Todas as formas são legítimas, desde que disponíveis a todos consoante as suas preferências e necessidades.

A leitura digital pode ter um forte impacto na criação de novos leitores e na consolidação de hábitos de leitura.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura