Projeto Estamos além  #estamosalem
Projeto Estamos além #estamosalem
Escola Secundária de Amares
2023

O projeto Estamos além tem como entidade coordenadora a Biblioteca da Escola Secundária de Amares e como entidades parceiras a Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, Amares, o Centro de Estudos Mirandinos, uma entidade sediada em Amares e a Zet Gallery, de Braga, a mais importante galeria de arte da região.

 

Responsáveis:

Biblioteca da Escola Secundária de Amares – Jorge Brandão Carvalho

Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda – Anabela Costa

Centro de Estudos Mirandinos – Sérgio Guimarães de Sousa

Zet Gallery – Helena Pereira

 

O projeto Estamos além pretende afirmar-se como um centro da promoção da leitura entre os nossos alunos, cruzando-a com outras linguagens do universo das artes, integrando-a na diversidade de expressões que hoje marcam a cultura juvenil. Com diferentes intervenções queremos desenvolver experiências de fruição cultural que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a liberdade de expressão. Na convergência de diferentes linguagens artísticas e literárias pretende-se fomentar hábitos culturais, desenvolver a sensibilidade estética e criar novos públicos na cultura.

Os alunos participantes são de diversas turmas do ensino secundário que têm estado mais diretamente envolvidos em iniciativas e experiências já realizadas (oficinas de teatro, ateliers de pintura e outras artes, oficinas de escrita, entre outras) e que se assumem como núcleo dinamizador que procurará envolver, progressivamente, um número crescente de outros alunos.

O projeto tem como público, em primeiro lugar os próprios alunos envolvidos no projeto proporcionando-lhes experiências de fruição cultural que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a liberdade de expressão; numa segunda linha, pretende-se alcançar toda a comunidade escolar, contagiando outros grupos de alunos, despertando o interesse e a motivação para as áreas de intervenção do projeto; por fim, pretende-se irradiar para toda a comunidade educativa as manifestações do projeto

Os espaços de realização das atividades são os do Agrupamento de Escolas de Amares, das entidades parceiras, do Município de Amares e de outras entidades onde possam ocorrer atividades no quadro do projeto

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende diferentes tipos de iniciativas e intervenções. Ao longo de cada ano, ações de promoção de livros e da leitura, propostas pelos alunos, particularmente através das redes sociais - #estamosalem; realização de exposições, cartazes, vídeos, campanhas, etc. Prevê, também, a realização de atividades envolvendo grupos de alunos: encontros com escritores, oficinas de escrita e teatro, ateliers de artes, workshops de ilustração, vídeo, fotografia ou outras, idas ao teatro e ao cinema; pretende-se, de igual modo, a realização de iniciativas destinadas a outros grupos da comunidade, divulgando e replicando as experiências realizadas. Uma vez em cada ano, prevemos realizar uma residência artística, tendo em vista a criação de uma obra de arte destinada ao espaço escolar. O objetivo é que, partindo de uma ideia, se crie, com a participação dos alunos, uma obra – pintura, escultura, instalação, ou outra -, que assinale uma efeméride, que assim permanecerá a marcar o espaço e a memória da Escola. Por fim, promoveremos, anualmente, uma publicação que congregue textos e outras expressões dos alunos, nomeadamente aquelas que resultarem das iniciativas realizadas, bem como o lançamento de pequenas edições de outros trabalhos realizados pelos alunos, em formato físico ou digital.

 

A divulgação partirá dos seguintes endereços web:

https://www.instagram.com/por_amares_os_livros/

https://www.facebook.com/profile.php?id=100064798234095

http://poramaresoslivros.blogspot.com/

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura