Excelência da OLE no encerramento da MOTE 2019
Excelência da OLE no encerramento da MOTE 2019
Movimento 14-20 a Ler

Em jeito de chave de ouro, no passado dia 17 de maio, 20 alunos da Oficina de Leituras Encenadas - OLE Secundária, grupo de teatro escolar do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, e protagonistas da “Oficina Ler Jovem 14-20” ( do projeto Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura) apresentaram, com inequívoco sucesso, a hilariante peça de teatro latina "A Comédia da Marmita", de Plauto, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, no âmbito do encerramento da Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão - MOTE 2019 e das comemorações do Dia Internacional dos Museus. O espetáculo teatral, de caráter multimodal, divertiu sobremaneira os atores no processo de construção e interpretação da peça de teatro, bem como o público que encheu o auditório daquele espaço cultural, que é entidade parceira do projeto, apoiado pelo PNL.

O texto foi adaptado e encenado pela coordenadora da OLE, a professora Helena Guimarães, também responsável pelos adereços. A área da maquilhagem e dos penteados ficou a cargo da professora Carina Alves e Susana Achando, tendo sido apoiada por alunas do grupo. A cenografia contou com o apoio do professor Rui Maciel. O desenho de luz e a sonoplastia foram assumidos por alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento, bem como por um ex-aluno da OLE. A cobertura multimédia do evento foi efetuada pelos professores Rui Dário, Carla Gomes, Susana Achando e Sandro Alves, sendo este último o autor da original ficha técnica ali projetada. O assistente operacional Manuel Oliveira apoiou a preparação do espetáculo, como é habitual.

É de sobressair o agradecimento ao apoio do Senhor Diretor e dos elementos da Direção, sobretudo àqueles que ali puderam estar presentes, dos Serviços Educativos do Município de V. N. de Famalicão, dos Serviços Educativos e Técnicos do Centro de Estudos Camilianos e das famílias dos alunos proativamente implicados e responsavelmente comprometidos neste projeto PNL e no teatro/OLE.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura