Página Inicial > Ações > Estudos > Educação Literária no EB e ES

Educação Literária no EB e ES
Educação Literária no EB e ES
Estudo conjunto do PNL2027, IAVE, PNPSE e DGE

O Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), o Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE), o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e a Direção-Geral de Educação (DGE) vão realizar um estudo sobre o desempenho dos alunos portugueses em provas internacionais e nacionais, a fim de apresentar propostas fundamentadas para a melhoria da Educação Literária no quadro do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, das Aprendizagens Essenciais e da missão do PNL2027.

É função da escola criar leitores autónomos, que façam da leitura um gosto e um hábito para a avida, encontrando nos livros a motivação para ler e continuar a aprender. Para gerar motivação pela leitura literária é fundamental respeitar a individualidade de cada leitor e dar-lhe liberdade de escolha, oferecendo-lhe um amplo leque de livros de qualidade que sejam significativos e vão ao encontro das suas capacidades leitoras e das suas expectativas.

É, deste modo, importante que, além da atenção dada às leituras escolares, canónicas e iguais para todos, sejam criadas oportunidades de mudança das práticas de mediação dos docentes, de modo a que os alunos valorizem e exercitem as suas competências e atividades de leitura literária e estas se enraízem como um hábito cultural, convertendo a Educação Literária,  numa verdadeira via de capacitação para a receção de qualquer texto, com criatividade e sentido crítico próprios.

O estudo do PNL2027, IAVE, PNPSE e DGE pretende contribuir com soluções para este fim, devendo concretizar-se no seguinte calendário: 

- ano 1 (2020) – Descrição do estudo e realização do retrato da educação literária do ponto de vista dos estudos internacionais e dos resultados da avaliação externa nacional;
- ano 2 (2021) – Trabalho de campo com monitorização e acompanhamento de um conjunto de escolas e professores com vista ao levantamento e caracterização das práticas escolares no âmbito da Educação Literária;

- ano 3 (2022) – Análise dos resultados do estudo, produção de recomendações e divulgação de boas práticas.

O Ensino Secundário será objeto de atenção numa 2.ª fase do estudo.

LOGOS