Dia Internacional da Literacia
Dia Internacional da Literacia
8 de setembro de 2020

Criado pela Unesco em 1967, o Dia Internacional da Literacia, celebrado a 8 de setembro, visa concentrar as atenções mundiais na aprendizagem da alfabetização na aprendizagem ao longo da vida, com foco principal nos jovens e nos adultos.

Apesar dos progressos atingidos, os desafios de alfabetização persistem em cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo sem competências básicas de alfabetização, destacando-se cerca de meio milhão de portugueses sem essas habilitações.

Em 2020, a Unesco chama a atenção, durante a crise do COVID-19 e no pós-pandemia, para o ensino e a aprendizagem, alertando especialmente para as dificuldades acrescidas neste contexto, e para a importância dos educadores, na premente mudança, cuidarem das suas práticas pedagógicas.

 

cartaz

 

O PNL2027 convida à participação no Encontro online promovido pela UNESCO no dia 8, entre as 12.30h e as 14.30h (hora de Lisboa): Literacy teaching and learning in the COVID-19 crisis and beyond. Atenção também à Cerimónia online de Entrega dos Prémios da UNESCO da Alfabetização 2020, que se segue entre as 15h e as 16h (hora de Lisboa). 


International Literacy Day global event


Desafio PNL2027

Para assinalar este dia, o PNL2027 privilegia os jovens adultos e adultos - público que lhe é particularmente querido!

Assim, como forma de celebrar este dia, convidamos todos a oferecer um livro a um jovem ou a um adulto das suas relações pessoais: pais, filhos, avós, netos, namorados, colegas de trabalho, vizinhos, amigos, conhecidos ou outros.

Os livros são presentes muito apreciados em aniversários, no Natal ou simplesmente para dizer: “A pensar em ti”. Porque não oferecer um livro, neste mês especial, dedicado à Literacia?

Para encontrar boas sugestões recomendamos a consulta do Catálogo Livros PNL2027

Surpreenda…

                com um livro adquirido numa livraria ou numa feira do livro!

                Com um livro requisitado numa biblioteca perto de si!

 

 

Participe nas atividades do

Mês da Literacia

Mês da Literacia

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura