CQ ES Dr. Augusto César da Silva Ferreira
CQ ES Dr. Augusto César da Silva Ferreira
Centro

O Centro Qualifica da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, com 209 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Rio Maior, na zona Centro do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.

Participantes

Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar da ES, 7 formadores dinamizaram diversas atividades com 15 formandos, a saber:

Atividades desenvolvidas

No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras e articulando com entidades diversas, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:

Rio Maior

- em regime presencial, foram lidos e comentados alguns contos, como: “A minha vizinha” de A. Tojal, “A Palavra Mágica” de V. Ferreira e “Civilização” de E. Queirós. Foi ainda visionada a versão animada do conto “O Homem que Plantava Árvores”.

- em E@D foi visionado o documentário “Humanos” de Yann Arthus-Bertrand; para celebrar o Dia Mundial do Livro foram enviados links para obras de autores portugueses e foram ditos poemas.

Foi muito difícil desenvolver atividades à distância pelo facto de a maior parte dos candidatos em RVCC não disporem de acesso à NET ou terem equipamentos adequados. Ainda assim, foram enviadas, via CTT, atividades para desenvolverem autonomamente, tais como de leitura e de interpretação de texto.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura