CQ EPT ProfEnsino
CQ EPT ProfEnsino
Norte

2022

O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 30 de junho, pelas 20h00, a 4ª edição do “Café com Letras”, cujos autores convidados foram os escritores Cidália Pinto e Nuno Higino. 

 A conversa iniciou com o Dr. Celso Brum, coordenador do Centro Qualifica da EPT PROFENSINO, a   fazer a apresentação dos convidados, e um breve enquadramento da atividade, inserida no programa Ler+ Qualifica, cujo objetivo é desenvolver atividades que incentivem a leitura e a escrita dos/as adultos/as.  

O coordenador do CQ colocou uma série de questões aos dois convidados, conduzindo a conversa de forma a explorar a importância da leitura e da escrita. 

Cidália Pinto, definida como um nome incontornável da poesia portuguesa atual, referiu serem muitos os seus autores inspiradores, mas foi a sua vida e os momentos menos bons que a levaram a escrever. Sem muito tempo livre, referiu que escreve quando pode e aproveita qualquer tema para lhe servir de inspiração. Por isso, definiu a poesia como a própria vida. Aconselha a escolha de livros segundo os nossos gostos ou passatempos, porque enquanto aprendemos a fazer o que gostamos, lemos. Referiu ainda que todos tinham de ler Fernando Pessoa, pois é um dos exponentes máximos da nossa literatura.  

Já Nuno Higino, autor de cerca de 30 títulos para a infância, entre os quais, 7 de poesia, elegeu José Gomes Ferreira como o autor mais inspirador, mas também nomes como Sophia de Mello Breyner Andresen, com quem teve o privilégio de conviver, ou Miguel Torga, Eugénio de Andrade ou até José Régio, com quem partilha o ideal: “Não sei por onde vou,/ Não sei para onde vou,/ Sei que não vou por aí.” Define-se como desorganizado e deixa-se levar pelos temas da própria vida e de tudo o que vê, relatando até o dia em que se esqueceu de um compromisso porque ficou a observar o processo de uma aranha a apanhar uma mosca, servindo-lhe este episódio para um poema. Declarou ainda que Eugénio disse um dia que “O primeiro verso é-nos dado pelos deuses”, pois surge uma palavra, uma ideia que depois é trabalhada e daí é que surge o poema, e para ele surgir, o autor precisa de tempo. Para finalizar, aconselhou a leitura, pois ela “transforma-nos”, ela é fonte de inspiração. 

O coordenador, Dr. Celso Brum, tomou a palavra final para elogiar os intervenientes e sua enriquecedora apresentação. Agradeceu, igualmente, a presença de todos/as os/as e apelou à leitura, pois ela estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.   


Cartaz 

 

Para comemorar a semana da leitura e para dar ênfase ao slogan “Ler sempre. Ler em qualquer lugar”, O Centro Qualifica da EPT Profensino organizou no passado dia 07 de março, junto dos/as formandos/as dos cursos EFA C1-N – Cuidador/a de Crianças e Jovens e C2-N – Técnico/a Comercial, um encontro literário com o escritor José Gonçalves. 

Amarantino e apaixonado pela leitura e pela escrita, José Gonçalves transmitiu essa sua paixão e mostrou como as palavras que escreve podem até defender os direitos humanos. 

 

 

 

 
 
Semana da Leitura 2022 Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Um Podcast por dia... com a obra “O Principezinho” e o significado da palavra “cativar”, na voz da adulta Tânia Nunes.


Podcast
 
 

 

Um Podcast por dia... que nos recorda da evolução histórica da mulher, na voz dos/as adultos/as em processo de RVCC. 

Um Podcast por dia...  com o poema de Ferreira Gullar – “Dois e dois são quatro”, na voz da adulta Deolinda Sousa. 

Um Podcast por dia... que homenageia a MULHER num dia tão especial, na voz dos/as adultos/as em processo de RVCC.
 
Um Podcast por dia... "O poeta é um fingidor" de Fernando Pessoa, na voz da adulta Ana Sousa.
 

2021

 

O Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica ProfEnsino, com 824 formandos inscritos em 2020-21, localiza-se no concelho de Penafiel, na zona Norte do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.

Participantes

Três formadores dinamizaram diversas atividades com 100 formandos, a saber:

 

Gráfico

 

Atividades desenvolvidas

No domínio da literacia e com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras, desenvolveram-se várias atividades, a saber:

- na Semana da Leitura quisemos ficar a conhecer melhor os hábitos de leitura dos adultos que connosco fizeram o processo de RVCC, apresentando-se as preferências dos adultos através dos portefólios de leitura digitais construídos.

 

 

 

 

2020

 

O Centro Qualifica da Escola Profissional e Tecnológica ProfEnsino, com 225 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Penafiel, na zona Norte do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.

Participantes

Três formadores dinamizaram diversas atividades com 125 formandos, a saber:

Gráfico

Atividades desenvolvidas

No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras e articulando com entidades diversas, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:

- leitura individualizada e de opção própria de uma lenda de La Fontaine, análise da mesma e reflexão tendo em conta a experiência de vida dos/das adultos/as e a mensagem transmitida;

- leitura de poesia, nomeadamente um poema de António Gedeão “Lágrima de preta” para a interpretação individual, através da resolução de um questionário sobre o mesmo;

- organização do Webinário “Café com Letras” com escritores convidados: Cristina Almeida e Sérgio Lizardo.

Café com Letras

 

Com a pandemia do Covid 19 instalada, o processo RVCC foi reajustado, bem como a forma de decorrer da formação complementar nas mais diversas áreas. Tentou-se fomentar boas práticas do Ler+ Qualifica através de atividades vocacionadas para favorecer a leitura, nomeadamente as lendas de La Fontaine e a poesia nos vários grupos a decorrer.

Assista ao vídeo, aqui.

 

 

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura