O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, com 46 formandos inscritos em 2020-21, localiza-se no concelho de Cinfães, na zona Norte do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.
Participantes
Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar do AE, 4 formadores dinamizaram diversas atividades com 42 formandos, a saber:
Atividades desenvolvidas
No domínio da literacia, desenvolveram-se várias atividades, a saber:
- celebração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta que teve como destinatários adultos em processo RVCC, realizada através da plataforma zoom, no dia 1 de fevereiro de 2021, cujos objetivos principais foram perspetivar a leitura de forma mais empática, possibilitando momentos de diversão e de reflexão; promover a interação e a partilha e exteriorizar emoções vivenciadas durante a leitura.
- participação no desafio Desafio Bookmask da FNAC-PNL2027 no âmbito de CLC e LC, tirando uma fotografia com um dos livros preferidos
- participação em duas Sessões em novembro sobre a importância da leitura e do livro, , em que se debateram os seus benefícios e a relevância de se ler mais em casa. A sessão contou ainda com a partilha de livros marcantes que já leram e que quiseram recomendar a todos os participantes. Por fim, completaram, de forma criativa e sugestiva, a frase LER É…
LER É…
O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, com 70 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Cinfães, na zona Norte do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.
Participantes
Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar do AE, 4 formadores dinamizaram diversas atividades com 34 formandos, a saber:
Atividades desenvolvidas
No domínio da literacia, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:
- celebração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta com leituras partilhadas com formadores de LC e de CLC do NB3 e NS;
- organização da atividade “Ler é…” com adultos em processo RVCC, realizada na escola E.B 2,3 de Cinfães, cujo objetivo geral foi: promover o livro, desenvolver hábitos de leitura, bem como incentivar o contacto direto com o livro; exteriorizar emoções vivenciadas durante a leitura; ler, interpretar, pensar e refletir.