CQ AE de Anadia
CQ AE de Anadia
Centro

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia, com 255 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Anadia, na zona Centro do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.

 

Participantes

Com o apoio de parceria da Biblioteca escolar do AE de Anadia, Biblioteca Municipal e Câmara Municipal de Anadia, 3 formadores dinamizaram diversas atividades com 56 formandos, a saber:

Gráfico

Atividades desenvolvidas

No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras e articulando com entidades diversas, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:

- participação na 7ª Edição do Concurso Intermunicipal de Leitura, nas duas fases - a de escola (13 de dez.) e a municipal (7 de fev.). Na final, realizada no Cineteatro de Anadia, os formandos deram voz a um excerto da obra de Afonso Cruz ”Os Livros que devoraram o meu Pai”. Unidos pelo mesmo espírito, pelo mesmo objetivo - o gosto pela leitura, responderam de um modo efusivo, claro e criativo às questões que lhes foram colocadas, pelos elementos de júri.

7ª Edição do Concurso Intermunicipal de Leitura

 

- preparação e execução da atividade "Chá com livros" com sessões semanais (30h): envolvimento dos adultos em processo de RVCC e EFA, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, através da leitura expressiva de textos poéticos (Fernando Pessoa, Florbela Espanca e António Gedeão) e narrativos (Primo Levi, António Costa Santos e Saint-Éxupery); dramatização de cena vicentina (Gil Vicente); interpretação musical de poemas. Assista ao vídeo.

Chá com Livros

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura