CQ AE de Amares
CQ AE de Amares
Norte

2021

 

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Amares, com 70 formandos inscritos em 2020-21, localiza-se no concelho de Amares, na zona Norte do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.

 

Participantes

Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Amares, 1 formador dinamizou diversas atividades com 14 formandos, a saber:

  

 Amares

 

Atividades desenvolvidas

No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras e articulando com entidades diversas, foram explorados recursos documentais da Biblioteca da Escola Secundária de Amares, com a intervenção do professor bibliotecário e ainda aconteceu a exploração de plataformas digitais.

Como os formandos não têm hábitos de leitura, recorre-se, prioritariamente a jornais, revistas e à leitura de excertos de livros que, em exercícios de oralidade, abordam criticamente.

 

2020

 

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Amares, com 117 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Amares, na zona Norte do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2018.

Participantes

Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar do AE, 1 formador dinamizou diversas atividades com 54 formandos, a saber:

Gráfico

Atividades desenvolvidas


 

 

No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras e articulando com entidades diversas, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:

- atividades práticas de abordagem de diferentes tipologias textuais ao serviço do desenvolvimento de competências na Linguagem Oral, na Leitura, na Escrita e na Comunicação não-verbal;

- exploração de plataformas digitais;

- exploração de recursos documentais da Biblioteca da Escola Secundária de Amares, com a colaboração e intervenção do professor bibliotecário.

Os formandos não têm hábito de ler, contudo é sempre possível levá-los a ler os jornais, as revistas, a ouvir ler excertos de livros que depois, em exercícios de oralidade, abordam criticamente. Recorre-se a comemorações de datas para motivar a busca de informação e o conhecimento de obras.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura