CQ AE de Alcanena
CQ AE de Alcanena
Centro

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com 240 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Alcanena, na zona Centro do país, e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2020.

Participantes

Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar do AE, da Biblioteca Municipal de Alcanena e do Atelier João de Carvalho, 9 formadores dinamizaram diversas atividades com 88 formandos, a saber:

Gráfico

Atividades desenvolvidas

No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras e articulando com entidades diversas, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:

- celebrando a Semana da Leitura, realizou-se um momento de partilha literária, na ES de Alcanena, tendo sido convidados vários formandos do Agrupamento, bem como elementos do Município. Tendo como mote "Ler é fundamental", todos os presentes, recorrendo a diversas linguagens, apresentaram e motivaram para a leitura de uma obra marcante nas suas vidas.

Para tentar solucionar as dificuldades surgidas, sobretudo no confinamento (ex. difícil acesso a livros), optou-se por soluções virtuais no âmbito de LC/CLC, envolvendo formandos, formadores e técnicos do CQ. Assistiu-se a um crescente interesse pelas atividades de leitura e escrita, desenvolvidas durante esse período.

Semana da Leitura

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura