Conferência Língua Portuguesa – a língua dos nossos afetos
Conferência Língua Portuguesa – a língua dos nossos afetos
entrega dos prémios das VI Olimpíadas da Língua Portuguesa

Terá lugar no próximo dia 7 de dezembro, entre as 14:30h e as 18:00h no Anfiteatro 1 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a cerimónia de entrega dos prémios das VI Olimpíadas da Língua Portuguesa que integrará a Conferência subordinada ao tema: Língua Portuguesa – a língua dos nossos afetos.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

A partir da 3.ª edição da iniciativa, em 2014/2015, a DGE passou a ter como entidades parceiras o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o AE Aurélia de Sousa e a Escola Secundária de Camões.

No ano letivo de 2015/2016, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) associou-se à iniciativa, na qual participaram, pela primeira vez, as Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE).

A língua é um veículo de transmissão de uma cultura, que deve ser alicerçada em valores democráticos, visando respeitar o carácter inclusivo e multifacetado da escola. Nesta conformidade, as Olimpíadas da Língua Portuguesa constituem um instrumento que vai ao encontro dos pressupostos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, porquanto permitem desenvolver as áreas de competências que os jovens devem desenvolver para um exercício ativo de cidadania, numa sociedade da informação e do conhecimento.

Leia

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura