Conferência PNL2027 acolhe mais de 800 participantes
Conferência PNL2027 acolhe mais de 800 participantes
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

A Conferência "Presente-Futuro: a Atualidade da Leitura" reuniu, na Fundação Calouste Gulbenkian, mais de meio milhar de participantes que discutiram os desafios atuais que se colocam à leitura e à escrita e conheceram alguns dos projetos que o PNL2027 e os seus parceiros estão a desenvolver nessas áreas.

Durante o evento, foi entregue o Prémio Ler +. Instituído pela primeira vez, pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027, o prémio galardoa, em cada ano, personalidades ou entidades que se destacam neste domínio, tendo por finalidade reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos indicadores de leitura dos portugueses e do gosto pela leitura e pela escrita. Este ano, o prémio foi atribuído ao projeto "Ainda estou a Aprender", na pessoa da Professora Iolanda Ribeiro, da Universidade do Minho, responsável pela coordenação de uma equipa de 17 outros investigadores.

O Prémio Ler+, no valor de 10 000 euros, conta com o patrocínio exclusivo da Fundação La Caixa e BPI.

Assista ao momento de entrega do Prémio:

 

Outros momentos relevantes desta conferência ocorreram durante a palestra “Aprender a leer entre líneas en la era digital”, proferida por Cristóbal Cobo, investigador da Universidade de Oxford, nas alocuções de diversos oradores nos painéis “Fazer Leitores”, e na homenagem ao escritor José Saramago, no ano em que se celebram 20 anos da atribuição do Prémio Nobel. Houve ainda oportunidade de visitar a exposição e conhecer o mais recente Roteiro Digital de Leitura proposto sobre a obra "A Viagem do Elefante" de José Saramago, por ocasião da comemoração dos 20 anos da atribuição do Prémio Nobel a este escritor. A conferência terminou em festa com as Leituras Encenadas, do Trigo Limpo teatro, ACERT e com a performance de um grupo de alunos do Chapitô, Escola de Circo. A conferência contou com a presença do Senhor Presidente da República. A comunicação social realizou vários os apontamentos sobre o evento:

- Diário de Notícias

- Expresso

- Sapo Lifestyle

- RTP 1

- RTP 3


Galeria de fotografias.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura