Orientações
aLeR+ 2027
Rede de Escolas Leitoras
Orientações
Candidatura à Rede de Escolas aLeR+ 2027

 

 

Os Agrupamentos/ Escolas não agrupadas que pretendam integrar a Rede de Escolas aLeR+2027 devem testemunhar a centralidade da leitura e da escrita em ações realizadas nos últimos 2 anos, representativas do desenvolvimento de práticas consistentes com os objetivos do Programa e que projetem a continuidade dos mesmos.

Objetivos:

  • Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar e educativa - alunos, docentes e não-docentes, familias, amigos, …;
  • Incentivar a leitura e a escrita independentes e por prazer;
  • Promover a leitura e a escrita em distintos contextos, formatos e suportes;
  • Consolidar a transversalidade da leitura, numa perspetiva curricular integrada;
  • Mobilizar parcerias locais, nacionais e/ou internacionais, com entidades diversificadas, externas às escolas;
  • Ler mais e melhor de forma regular e proficiente.

A candidatura deve refletir as orientações gerais do Programa:

  • A integração de vários níveis de escolaridade e diferentes áreas curriculares, numa perspetiva de transversalidade da leitura nas aprendizagens;
  • A inclusão da prática regular da leitura por prazer em ambientes formais, não-formais e informais;
  • A integração de tecnologias e ambientes digitais em atividades de leitura, escrita e outras literacias, em diferentes contextos, formatos e suportes;
  • A utilização de livros e materiais de leitura pelos alunos, adequados à sua competência leitora, com vista à progressão e melhoria dessa competência;
  • O recurso a atividades de socialização e divulgação da leitura e da escrita - clubes, grupos e comunidades de leitura, presenciais e online, iniciativas públicas e mediáticas, eventos, …;
  • O envolvimento das famílias na prática da leitura e escrita e na sua valorização social desde a Educação Pré-Escolar até ao final da escolaridade;
  • A articulação das iniciativas com outros Agrupamentos/ Escolas não agrupadas, com a comunidade local, a autarquia, a biblioteca municipal e com outros parceiros - empresas, associações, clubes, …

A candidatura é formalizada através de:

  • formulário submetido pela escola-sede do Agrupamento / Escola não agrupada;
  • descrição textual de três ações realizadas nos últimos dois anos que considerem ter sido mais representativas e tido mais impacto na formação de uma cultura leitora na escola, com indicação das hiperligações para as evidências sobre as mesmas. Estas evidências devem ser reunidas num único documento que pode assumir diferentes formatos: apresentação (máx. 8 diapositivos), vídeo (máx.3 min.), página web ou outra forma digital de enunciação;
  • sumário executivo das iniciativas a implementar como consolidação e desenvolvimento do trabalho realizado.

A monitorização será realizada a distância e presencialmente através de:

  • um “diário de bordo” do Programa, acessível através de um blogue ou outra ferramenta digital onde seja destacada informação atualizada sobre as atividades de leitura e escrita que vão sendo concretizadas, em registos e formatos diversificados (podcast, vídeos, fotos, …) ou outros produtos elaborados no seu âmbito;
  • mostra anual de iniciativas do aLer+, organizada localmente pela escola;
  • um relatório anual de avaliação das ações implementadas com destaque de uma atividade relevante.
 

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Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
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