Rede de Escolas aLeR+ 2027
Rede de Escolas aLeR+ 2027
Candidatura 2020 - Resultados

Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

Reconhecendo que, num conjunto significativo de escolas, tem vindo a ser desenvolvida, com sucesso, uma cultura de leitura, o PNL2027 e a RBE lançaram em 2017 uma nova etapa deste Programa. De forma a prosseguir o alargamento da rede de escolas aLeR+ 2027, abre-se novamente a todos os Agrupamentos / Escolas não agrupadas que ainda não integram esta rede a possibilidade de se candidatarem.

Publicam-se os resultados relativos às escolas apoiadas no âmbito desta rede.

Para mais informações, contactar apoiopnl@pnl2027.gov.pt (assunto: aLeR+ 2027).

 


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura