O envolvimento do agrupamento no programa aLeR+ tem sido extremamente elevado.
O Programa de Leitura, Poet.arte foi um trabalho consistente, desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos, com um impacto, muito positivo, nas capacidades leitoras dos alunos: os alunos leem de forma proficiente texto poético, sendo capazes de falar/escrever e exprimir a sua leitura de forma plástica. Não abrangeu, porém, as turmas de 2º ciclo da escola e pré-escolar, de forma continuada, nem o 3º ciclo da escola sede.
Amostras para Ler+ com ciência promove a literacia científica, na totalidade das escolas básicas das freguesias rurais de 1º ciclo. Impõe-se o alargamento deste projeto ou outro que dê resposta às dificuldades de leitura e interpretação de enunciados científicos, ponto fraco detetado nas avaliações dos alunos.
Objetivos:
Público-Alvo:
11.º ano - 30 alunos
Descrição:
A atividade consistiu na reconstrução da viagem do barco Beagle de Darwin através de georreferenciação em Google Earth, tendo sido criado um roteiro onde ficaram registados todos os trabalhos desenvolvidos.
Cruzando a discussão filosófica sobre a teoria de Darwin, com a leitura, na disciplina de Português, e com a discussão e apresentação de argumentos, em Biologia, surgiram as etiquetas que deram corpo à viagem Google Earth.
Foram ainda construídos cartazes com a síntese da reflexão sobre “Ciência, Transparência social e Comunicação no Séc. XXI”.
Na rúbrica referente à “Qualidade da comunicação escrita” a avaliação situou-se nos 16,66 valores.
Na rúbrica referente à “Qualidade da comunicação oral” a avaliação média foi de 17 valores.
Na rúbrica referente à “Qualidade da produção digital” a avaliação média foi de 16,3 valores.
Na globalidade, os trabalhos realizados pela turma atingiram uma média de 16,7 valores.
Produziram-se 26 marcadores e etiquetas, selecionaram-se 48 documentos audiovisuais que foram inseridos nas etiquetas, 9 apresentações digitais sobre a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Popper e 9 cartazes sobre a “Importância da ciência e da sua transparência social. Papel e contributo da comunicação no séc. XXI”. A média da avaliação situou-se nos 16,6 valores. O trabalho foi inteiramente desenvolvido a distância.
A maioria dos alunos, 65,2%, afirma que aprendeu a publicar conteúdos e a ter comportamentos seguros na Internet e nas redes sociais com a BE.
75% dos alunos e docentes, afirma que o projeto os tornou mais motivados e autónomos no âmbito da leitura, pesquisa e produção digital, facto que tem sido comprovado nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, após este projeto.
Evidências: