Reinventar a leitura, aler+
Reinventar a leitura, aler+
AE Martinho Árias

O projeto “Reinventar a leitura” assenta na diversificação de estratégias, numa atitude aberta, flexível onde cabem múltiplos percursos de leitura, os percursos que a diversidade do Agrupamento integra e que a nível concelhio o plano envolve.

Na ação 3, o plano integra o desenvolvimento e aprofundamento das ações de trabalho de continuidade, boas práticas que ao nível do AES e da RBS potenciam a leitura, articulando-a com as práticas curriculares, envolvendo diferentes públicos, proporcionando um efetivo contacto com o livro, e com os seus autores.

As ações 1 e 2 dão uma maior visibilidade à leitura, através da divulgação das atividades de leitura como prática cultural, articulando a leitura recreativa com diversas expressões artísticas e culturais (ação 1) e as ações que conduziram à integração de novos recursos, tecnologias e ambientes digitais nas atividades de promoção da leitura, da escrita e das literacias, de forma a responder às mudanças nas atitudes leitoras e aos novos modos de ler (ação 2).

Diário de Bordo

 

AE Martinho Árias, Soure

 

Atividade em Destaque

O Circo das Palavras

Decorrente de uma atividade de pós-leitura de “O Circo das Palavras Voadoras”, de Álvaro Magalhães, os alunos do 1.º CEB sugerem brincar com as palavras, construindo “O Circo das Palavras”.  Esta prática de articulação curricular entre a BE e a sala de aula proporciona o encontro entre os livros, a escrita, as artes performativas e o lúdico. Partindo de textos multimodais e de pesquisas, recria-se, através da leitura e da escrita, o universo imaginário do circo, num espetáculo para a comunidade, construído com textos narrativos, poéticos, canções, adivinhas, lengalengas, trava-línguas e músicas, povoado por bailarinas, mágicos, malabaristas, trapezistas, domadores e palhaços que libertam a criatividade e imaginação.

Divulgação

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura