Ler é o que está a dar!
Ler é o que está a dar!
AE de Ermesinde

O Agrupamento de Escolas de Ermesinde tem desenvolvido ações no sentido de promover a leitura e a literacia como fatores decisivos para o sucesso académico e pessoal dos seus alunos, como exarado no PEA. O SBE em articulação com a Direção e outros agentes da comunidade educativa, procura colmatar dificuldades inerentes ao meio socioeconómico de muitos alunos, através de atividades, projetos e serviços para apoio ao currículo e leitura recreativa.

A nossa candidatura ao projeto aLer+, aprovada pelo PNL em 2014, permitiu dar coesão a estas iniciativas, num esforço coletivo e sistemático da comunidade escolar com vista à melhoria dos níveis de leitura e de literacia.

Considerando que o ato de ler ainda não está suficientemente consolidado, propomo-nos desenvolver e aprofundar atividades que reforcem a leitura autónoma e por prazer, incentivar a leitura e a escrita em diferentes suportes e contextos, reforçando o envolvimento das famílias no ato de leitura e continuar o trabalho realizado com diferentes parceiros.

Diário de Bordo

 

AE de Ermesinde


Atividade em Destaque

Personalidade em destaque

Levantamento de sugestões de personalidades por departamento curricular. Calendarização mensal da atividade. Seleção da(s) turma(s) a envolver. Pesquisa de informação pelos alunos e docentes da personalidade selecionada de diferentes áreas: Literatura, Ciência, Matemática, Artes plásticas, Música, Cinema, Banda desenhada, Artesanato, Desporto, Direitos humanos, História, Religião, Política, Cidadania,... Elaboração de uma síntese biográfica. Divulgação à comunidade da síntese biográfica, em formato de cartaz. Jogo /concurso no Dia do Agrupamento.

Cartazes

Jogos de exploração da exposição

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura