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Ler é escolher Ser… um cidadão Livre
Ler é escolher Ser… um cidadão Livre
AE de Constância

O Projeto “Ler é escolher Ser um cidadão livre” pretende formar leitores críticos, responsáveis, autónomos e livres nas escolhas. Este projeto surge na sequência do Agrupamento de Escolas de Constância integrar o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e se encontrar a implementar o referencial Aprender com a BE, estando as ações pensadas no âmbito do mesmo devidamente enquadradas não só pelos documentos curriculares de referência (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Aprendizagens Essenciais), mas também pelo referencial mencionado.

Nesse sentido, as atividades/ações a promover visarão o desenvolvimento de diferentes competências, em particular das competências de leitura e comunicação oral e escrita, em diferentes suportes, e da literacia da informação. Pretende-se não só que os alunos adquiram ou consolidem hábitos de leitura regulares, que lhes possibilitem a transformação eficaz da informação em conhecimento, mas também que desenvolvam o espírito crítico e que vejam a sua criatividade ser estimulada.

Dirigido a todos os alunos e aberto à participação de docentes, não docentes e comunidade em geral, o Projeto que agora se apresenta, pretende, ainda, promover o uso criativo de tecnologias digitais em meio escolar e a criação de espaços/plataformas de aprendizagem interdisciplinar e colaborativa.

Saber ler, gostar de ler, permite-nos avançar, viver, adquirir novos conhecimentos, novas experiências, descobrir novos mundos. Desde muito cedo fazemos leituras do mundo que nos rodeia. Lemos nas paisagens, nas cores, nas pessoas com quem convivemos e todas as leituras, contribuem para fazer de nós o que somos e o que podemos ser. O que somos cresce em função do que vamos lendo a cada momento e em cada suporte. Um bom leitor conhece mais, comunica mais, cria mais… Um bom leitor é um ser muito mais livre e mais consciente de si e dos outros.

A leitura é, sem dúvida, um dos instrumentos essenciais à construção do conhecimento e consequentemente ao exercício de uma cidadania ativa. É hoje amplamente reconhecido que a revolução digital a que assistimos tem provocado uma alteração profunda na forma como se lê e nos meios de acesso e reprodução da informação. Não se pode ignorar que a proliferação de dispositivos tecnológicos digitais exige da escola uma resposta inventiva na descoberta de estratégias inovadoras para que se leia mais e melhor. Formar leitores competentes e para a vida é, sem dúvida, responsabilidade da escola.

Assim, este projeto, surge da necessidade de dotar a biblioteca com novas ferramentas, novos recursos, novas estratégias, capazes de fomentarem o gosto dos alunos pela(s) leitura(s) e ao mesmo tempo de levá-los à realização de novas aprendizagens e à apropriação criativa do conhecimento.

Diário de Bordo