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10 MINUTOS A LER
10 MINUTOS A LER
Estimular a criação de uma rotina de leitura.

A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.

Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar.

É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido, este ano, às escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.

O 10 Minutos a Ler será continuado nos próximos anos, prevendo-se o seu alargamento a outros públicos e organizações.

O apoio do PNL2027 a esta iniciativa traduzir-se-á, em 2019, na atribuição aos agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas de uma verba de 1.000€ para atualizar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras.

A inscrição no 10 Minutos a Ler é realizada mediante o preenchimento pela sede de Agrupamento/ Escola não agrupada, até ao dia 6 de setembro, do seguinte Formulário.

A identificação dos estabelecimentos participantes, a divulgar no dia 13 de setembro, obedecerá à ordem de entrada dos formulários no Sistema de Informação do PNL2027, de acordo com a verba previamente afeta ao Projeto.

Veja aqui o que acham os alunos do Projeto Read On.